RE/MAX MSA - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Cuidados na hora de vender sua casa!

Cuidados na hora de vender sua casa!


Apesar de ser uma forma de levantar renda, seja em valores altos em curto intervalo de tempo, ou em valores baixos de forma constante, os cuidados na venda de um imóvel são necessários. Primeiro de tudo, uma casa ou apartamento são bens de alto valor, só o contrato para adquiri-los já é diferente de um negócio simples de compra e venda.

O processo que requer os cuidados na venda de um imóvel envolvem a divulgação, a formação do contrato e, obviamente, algumas precauções no que diz respeito a pós venda de uma casa ou apartamento. É preciso conhecer os riscos de uma negociação dessa natureza para que não haja problemas a médio e longo prazo, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Os cuidados na venda de um imóvel se mostram em todas as etapas do processo, desde a manutenção da própria casa ou apartamento em si, até os procedimentos extrajudiciais, mas que requerem uma assistência jurídica. Vale ressaltar que a compra e venda de imóveis também é regulamentada pelo ordenamento jurídico brasileiro.

A maioria das pessoas não possui conhecimento das normas e dos cuidados na venda de um imóvel, portanto o mais recomendado é que sejam assessoradas para realizar esse negócio. Mesmo assim, quem vende o imóvel tem obrigação de buscar informações sobre esse processo, ainda que sejam as mais básicas.

Veja a seguir quais são os cuidados necessários na venda de um imóvel, desde antes do anúncio até o pós venda.

Quais cuidados antes do anúncio da venda da casa?

Quem pensa que os cuidados na venda do imóvel se referem somente à celebração do contrato comete um grande erro! É preciso pensar nos detalhes e riscos antes mesmo de fazer o anúncio.

Primeiramente, olhe para sua casa e veja se reformas são necessárias. Não se trata de grandes reformas estruturais, apenas reparos necessários na parte hidráulica e elétrica. Mesmo que a aparência do imóvel esteja boa, vale a pena investir em uma nova pintura, de cor bem clara e neutra.

Quais cuidados antes do anúncio da venda da casa
Fonte/Reprodução: original

Existem pesquisas no ramo imobiliário que apontam que imóveis de chão e paredes claras e com pintura nova têm 10% a mais de chance de vender sobre os outros.

O segundo cuidado refere-se à documentação da casa. Confira se está tudo em dia, os documentos mais comuns e importantes são a matrícula da residência, as negativas judiciais e o IPTU. A documentação também deve ser refletida no dono do imóvel, que deve ter em dia sua identidade, CPF, certidão de casamento, etc.

Antes de colocar um anúncio busque saber a temperatura do mercado de imóveis. Em outras palavras, descubra a média de preço cobrada para casas ou apartamentos próximo ao seu e que são parecidos em tamanho e valor.

Quais cuidados para anunciar a divulgação da casa?

Os cuidados na venda de um imóvel, no que diz respeito ao anúncio, têm a ver com a sua rotina. Uma vez que você anuncia a casa ou apartamento, é preciso ter mentes que os compradores aparecerão.

Ao anunciar a venda de um móvel, é necessário ficar em casa em diversos horários. Mesmo que não seja a sua moradia atual, você ainda precisará estar disponível aos interessados que aparecerem e adequar-se aos horários.

Quais cuidados para anunciar a divulgação da casa
Fonte/Reprodução: original

Além disso, você precisa tomar mais um cuidado nessa etapa, que é montar um contrato de promessa de compra e venda. Esse contrato estabelece as obrigações das duas partes, compradora e vendedora, e é uma garantia para você, caso o comprador não cumpra as promessas do contrato.

Se isso acontecer, o contrato de promessa de compra e venda pode ser usado em juízo para que você tenha suas perdas ressarcidas. Por outro lado, fechar negócio, mesmo que seja entre família ou amigos, só com uma promessa verbal não lhe garante tal proteção, e pelo bem ser de alto valor, é perigoso demais correr esse risco.

Para conseguir montar um contrato de promessa de compra e venda, o ideal é que você tenha uma consultoria jurídica. Aqui é necessário o auxílio do advogado, mas você intermediar toda a negociação do contrato através de uma imobiliária que oferece assistência jurídica.

Vender uma casa por imobiliária: como conseguir uma de confiança?

Tenha critérios ao contratar uma imobiliária, afinal é a empresa responsável por te ajudar a vender seu imóvel.

Os cuidados na venda de um imóvel também cabem ao escolher quem vai te assessorar, por isso, busque informações na internet e entre em contato com as pessoas que já usaram a imobiliária que você considerou.

Assim, você tem ferramentas para verificar a reputação da imobiliária no meio virtual, mas também por meio dos depoimentos que expressam as experiências reais de antigos clientes.

Quais os cuidados com a pós venda de uma casa?

Os cuidados na venda de um imóvel não param após a entrega. Pelo contrário, esse é o momento de dobrar o zelo.

Primeiramente, é importante que você mantenha um canal de comunicação adequado com a pessoa que comprou seu imóvel. Ofereça telefones, e-mail, Whatsapp, Telegram ou até mesmo rede social. Abra o leque de opções, pois é do seu interesse monitorar o andamento dos pagamentos.

Em segundo lugar, demonstrar preocupação é um bom sinal. Inicie a comunicação com o comprador da casa ou apartamento e pergunte se está tudo certo ou se ele ou ela precisa de algo que esteja ao seu alcance.

Esse tipo de zelo inclusive incentiva a manter o bom relacionamento entre você e o novo morador do imóvel, de forma que problemas futuros em relação a pagamentos podem ser menores ou até mesmo não acontecer.

Quais os riscos de vender ou comprar uma casa sem assessoria?

Após demonstrar de forma clara os cuidados na venda de um imóvel, é preciso mostrar os motivos para tanto zelo, a começar pela documentação, que precisa estar tudo em dia de antemão.

Você não quer se deparar com um comprador ansioso, disposto a fechar negócio e não ter como fazê-lo porque alguma documentação não está em dia. Isso pode desencorajar a pessoa a fazer negócios com você.

Anunciar por conta própria pode não ser bom porque você não tem qualquer assessoria ou proteção durante a negociação.

Outro risco é o da venda sem um contrato de promessa de compra e venda apropriado, pois essa documentação é sua única garantia em caso de um calote ou problemas diversos. É uma “lei” entre você e o comprador, uma proteção para ambos.

Esses três fatores de risco só demonstram o quanto é valioso o serviço prestado por uma imobiliária especializada. Não só ela faz a ponte entre você e compradores realmente interessados e qualificados para pagar o imóvel, como também o protege nessa relação.

Uma imobiliária conceituada, além de ter boa reputação, já é acostumada a trabalhar sempre com intenção de resolver problemas de seus clientes. Logo, todos os riscos são eliminados e a tarefa de vender um imóvel torna-se incrivelmente mais facilitada.

Agora que você já conhece todos os cuidados na venda de um imóvel, bem como dos riscos presentes em uma negociação dessa natureza, é o momento de seguir cada uma das dicas. Observe o estado da sua propriedade, atente-se à documentação e busque o auxílio de uma imobiliária bem conceituada nessa empreitada.

Ao buscar imobiliárias como a RE/MAX MSA, você tem a garantia de vender seu imóvel pelo valor que ele merece, com todo apoio de documentação e análise necessário para que a negociação seja segura.

Vender um imóvel sem o apoio profissional é uma tarefa muito difícil e até arriscada, mas com a RE/MAX MSA, com certeza os frutos da venda de uma casa logo chegarão!

Afinal, temos um modelo de avaliação profissional, validado mundialmente, jurídico próprio, que garante a regularidade de toda documentação e somos cerca de 50 franqueados em São Paulo, o que garante uma velocidade de venda mais rápida e justa. Não é a toa que vendemos um imóvel a cada 30 segundos no mundo.

Venha nos visitar ou envie sua mensagem para mais detalhes. Nossa preocupação é gerarmos um bom negócio para as partes.


Adicionar comentário