RE/MAX MSA - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Como aproveitar melhor o espaço de casa para trabalhar

Como aproveitar melhor o espaço de casa para trabalhar?


Usar o próprio espaço de casa para trabalhar é uma questão de adaptação. Essa prática tem sido cada vez mais aderida tanto por patrões quanto por empregados. O avanço da tecnologia permitiu que as mudanças no ambiente de trabalho acontecessem, mas definitivamente foram as necessidades por conta da pandemia que as aceleraram. 

Como aproveitar melhor o espaço de casa para trabalhar
Fonte/Reprodução: original

O home office já existia antes da pandemia, mas com certeza a ideia de trabalhar em casa se popularizou e se concretizou para muitas pessoas. Logo, criou-se a necessidade de encontrar um espaço em casa ideal para a realização de um trabalho bem feito, sem haver queda na produção. O home office é esse lugar.

A seguir, você descobrirá tudo sobre home office, desde os tipos de empresa que trabalham nessa modalidade até dicas práticas de como adaptar o espaço de casa para trabalhar.

O que é o trabalho em casa ou home office?

A palavra home office pode sugerir apenas a localização de um funcionário de uma empresa, qual seja, a sua própria casa. Porém, o conceito é mais abrangente. 

Home office significa trabalho remoto. Tipicamente, é dentro de casa, mas na realidade pode ser realizado de qualquer lugar do mundo, desde que a tecnologia usada seja suficiente para dar suporte às demandas da profissão.

Como aproveitar melhor o espaço de casa para trabalhar (2)
Fonte/Reprodução: original

Trabalhar em casa significa fazer a mesma tarefa que se realizaria no escritório e com a mesma eficiência. Isso não pode mudar. Mas, visto que atualmente os softwares são capazes de monitorar o tempo de trabalho e a produção de cada funcionário, a baixa produtividade nem sequer é um obstáculo dessa tendência.

Quais tipos de empresa trabalham com home office?

O home office se tornou uma realidade especialmente para os funcionários de empresas no ramo da saúde, vendas, tecnologia da informação, finanças, atendimento ao cliente e educação.

Uma das vantagens do home office é a redução de custos pela empresa. Há menor gasto de energia, despesas estruturais, espaço de trabalho menor e mais barato e o próprio custo do funcionário em si, que não precisa se locomover ou almoçar fora de casa.

Como aproveitar melhor o espaço de casa para trabalhar (3)
Fonte/Reprodução: original

Muitas empresas abrem vagas e fazem adaptações para que seus funcionários possam trabalhar em casa. Ultimamente, houve um aumento nas profissões de assistente virtual, produção de conteúdo, notícias e consultorias. Os altos cargos também não ficaram de fora. Chefes e gerentes de equipes já usam o espaço de casa para trabalhar.

O que é preciso para montar um espaço de trabalho em casa?

Uma vez conhecidas as vantagens de trabalhar em casa, é preciso traçar alguns critérios para que o seu home office fique perfeito. É importante ter em mente que esse é um espaço de casa para trabalhar, portanto, deve oferecer todas as qualidades do ambiente de trabalho comum.

De início, é fundamental considerar o seu conforto. Escolha um local da casa onde é possível arranjar uma mesa e cadeira em posição confortável, com uma tomada perto para ligar o seu computador ou notebook (objetos indispensáveis). 

A conexão é a maior característica do espaço para trabalhar em casa, logo, antes de iniciar essa atividade certifique-se de ter um ótimo servidor de internet. Pois, uma internet que cai o tempo todo ou que é lenta demais significa produção baixa e problemas para você.

Como improvisar um home office?

Apesar de ser necessário o uso do computador e da internet, não é preciso gastar muito dinheiro para trabalhar em casa. Com alguns poucos toques, é possível improvisar um local confortável e silencioso, onde tudo o que você precisa estará à disposição.

Se não houver como comprar uma mesa ou escrivaninha, dá para improvisar uma bancada de trabalho com uma porta usada ou uma prateleira mais grossa. Também dá para usar uma madeira apoiada em cavaletes ou pregada à parede. O importante é ter uma superfície lisa e firme onde trabalhar. Não caia na tentação de carregar o notebook para o sofá ou, pior, para a cama.

O resto fica por conta da cadeira. Busque uma confortável, de escritório. Existem modelos mais baratos em lojas físicas e virtuais. O mais importante é que a altura seja correta em relação à bancada ou mesa. O computador ou notebook não pode ficar muito baixo, nem muito alto. Se você é obrigado a movimentar demais a cabeça para mexer no computador, é porque toda a configuração do home office precisa ser reposicionada.

Como aproveitar melhor os espaços da casa?

Se não há como separar um cômodo inteiro e transformá-lo em um espaço para trabalhar, busque um local entre duas paredes, onde é possível colocar a mesa ou bancada e a cadeira, bem como ligar os equipamentos eletrônicos. 

O quarto pode ser uma boa opção, já que pode ficar fechado e não há pessoas em circulação, como é o caso da sala. Apenas garanta que todas as distrações, como televisão, por exemplo, não serão um problema. Mantenha-se longe dos livros e do celular, se possível. 

Como transformar o espaço da casa em ambiente de trabalho?

Quando os elementos básicos como mesa, cadeira e equipamentos estão definidos, agora é possível dar atenção ao espaço. Trabalhar em casa não precisa significar desconforto e falta de estilo.

Você pode incluir uma planta no canto da parede, colocar quadros e fotos. A mesa deve ser pensada para funcionar. Ponha sobre ela tudo o que é necessário às tarefas do dia. Livros, agenda, cadernos, celular, um porta canetas, grampeadores. Arrume um pequeno espaço para a impressora. O ideal é que tudo fique na mesma “linha” de alcance.

Onde colocar o home office?

Em geral, o quarto é o mais indicado, quando não se encontra um cômodo específico que faça às vezes de um espaço de casa para trabalhar. Nem todos têm uma casa inteira à disposição, onde trabalham sozinhos. Portanto, busque o local mais silencioso do seu lar. Fique longe de barulhos como conversas, atividades externas, televisão, entre outros.

A tranquilidade deve imperar em seu home office. Só o localize na sala se você mora sozinho ou não tem que enfrentar barulhos ao longo do dia. Algumas pessoas efetuam o home office até mesmo na varanda de casa. Mas, essa alternativa só pode ser usada quando o local obedece aos critérios já citados: calma, pouco ou nenhum barulho e uma conexão boa de internet.

Como criar um ambiente de trabalho em casa?

Estabeleça um horário, local e materiais fixos. O espaço de casa para trabalhar é tanto físico quanto mental. Vale a pena mencionar que montar um home office (com móveis e equipamentos eletrônicos) é tão importante quanto trazer a mentalidade do trabalho na empresa para a casa. 

Ao criar o ambiente, é importante pensar nas horas que se passarão lá. Tudo deve ser pensado para funcionar. Não vale ter que levantar a todo tempo para resolver alguma coisa ou pegar algo. Você não sairia da bancada em seu escritório normal, logo isso não pode acontecer ao trabalhar em casa.

Harmonização, produtividade e saúde mental

Para alcançar o objetivo de um espaço de casa para trabalhar ideal é preciso torná-lo quase em uma espécie de “santuário”. É lá onde você se solta, desenvolve ideias e resolve problemas. 

É por isso que o home office deve se tornar um local onde é bom trabalhar. Deve ser organizado para não poluir o ambiente, ou seja, sem bagunças. Ter um ambiente mais limpo e minimalista ajuda a relaxar. Isso gera maior produtividade e menos estresse. 

Decoração

Ter um espaço de casa para trabalhar pode ser uma oportunidade de se divertir com a decoração. Afinal, será possível dar a sua cara a um local onde você passará muitas horas do dia. Em uma empresa, geralmente não existe essa oportunidade.

Pinte as paredes de uma cor (ou cores) agradável, que traga paz, e que seja a sua favorita. Você verá que só com isso será mais prazeroso trabalhar.

Use quadros, fotos e itens de decoração que mais combinam com você. Existe Home Office inspirado no estilo geek, com quadros que remetem os super heróis, outros possuem plantas, que deixam qualquer ambiente mais harmônico. 

Há ainda os locais onde espaços para colocar fotos e lembretes foram criados. Uma boa lousa para anotar as tarefas do dia, ou mesmo uma frase inspiradora é uma boa pedida!

Acessórios, suportes e organização de utensílios

Já que o home office é um local mais íntimo, ele é ideal para aproveitar todos os espaços. Você pode pendurar um quadro de recados na parede, que pode ser de ímãs ou de cortiça. Suportes para pendurar acessórios podem ser pregados à parede também.

Algo muito importante nesse espaço de casa para trabalhar é garantir que tudo funcione no máximo de sua capacidade. Não coloque gavetas longe das mesas, por exemplo, nem crie a necessidade de sair de sua estação de trabalho porque algum objeto está longe. 

Mantenha os utensílios sempre à vista, especialmente os mais usados. Tenha um porta-canetas, ao invés de uma caneta só. Deixei o carregador do notebook, o fone de ouvido, o celular (se for o caso) perto de você. Evite empilhar papéis. Recorra a pastas e arquivos. Invista em caixas onde guardá-las para que não fique tudo espalhado e você tenha problemas de encontrar depois. 

Higiene

Esse aspecto é um dos mais importantes. Por mais que seja legal decorar o espaço de casa para trabalhar, é importante lembrar de mantê-lo sempre limpo. Evite comer no home office. Tenha uma lixeira onde descartar papéis e outras coisas. A higiene exerce a mesma função de acalmar e trazer concentração, típicas da decoração harmoniosa.

Maximizar o espaço

É verdade que o home office pode se tornar um ambiente constrito, ainda mais em lares onde não é possível colocá-lo em um cômodo inteiro. Cores claras nas paredes já ajudam a trazer a sensação de frescor. Um local próximo à janela colabora para a iluminação, que pode ser melhorada com luminárias.

Móveis de aspecto menos pesado e de tamanho necessário apenas à rotina de trabalho promovem a noção de que o espaço é maior. Cores claras na madeira, na cadeira também ajudam. Não exagerar nos objetos de decoração é ideal. Prefira poucas coisas que reflitam a sua personalidade e produza um local minimalista.

De fato, a pandemia acelerou a tendência das empresas pelo home office, mas conforme esse costume se aperfeiçoa, é necessário ser adaptável. Tornar aquele cômodo sem graça em um autêntico ambiente de trabalho pode ser satisfatório. Transformar aquele canto sem utilidade em um local onde ideias fluem e você trabalha ainda melhor será compensador!

Com capacidade maior ou menor de investimento, você perceberá que idealizar e montar um bom espaço de casa para trabalhar só trará ganhos, tanto financeiros quanto para sua saúde mental, de agora em diante. Conte com a MSA para te ajudar a encontrar o imóvel ideal para que você possa trabalhar de forma eficiente e confortável em casa.


Adicionar comentário