RE/MAX MSA - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Casa ou apartamento Qual a melhor opção para alugar

Casa ou apartamento? Qual a melhor opção para alugar?


Escolher entre uma casa ou apartamento é uma das grandes decisões que alguém pode tomar ao longo da vida. Sabemos que todas as atitudes que tomamos vêm de motivações e geram consequências, e quando o assunto é moradia, os efeitos são ainda mais duradouros.

É por isso que, além de comum, é recomendado fazer uma lista acerca de todos os fatores que tornam a compra de uma casa ou apartamento uma decisão viável e com bons resultados posteriores. É preciso enumerar tudo aquilo que é positivo e tudo aquilo que é negativo, de modo a escolher onde morar ou em que tipo de imóvel investir, quando for o caso.

Pode parecer óbvio, pois nosso desejo em obter um imóvel parece ter motivações claras. Mas é quando pesamos o que gostamos e o que não gostamos na balança que a imagem da decisão correta torna-se clara. 

É difícil até saber por onde começar, já que entre uma casa ou apartamento certamente existem qualidades e defeitos a serem apontados.

Veja a seguir como fazer a comparação entre uma casa ou apartamento, com os principais pontos levantados para que você possa fazer a sua própria lista e tomar a melhor decisão na hora da compra!

Vai alugar um imóvel para morar? Compare aqui benefícios de casa ou apartamento

A fim de comparar as vantagens e desvantagens que existem entre uma casa ou apartamento, você deve levar o fator de longo prazo dessa transação. Se a finalidade do imóvel for a moradia, a atenção deve ser ainda maior, o processo de decisão mais demorado. 

Vai alugar um imóvel para morar Compare aqui benefícios de casa ou apartamento
Fonte/Reprodução: original

Mas é preciso saber por onde começar, não é mesmo? Saiba agora as principais vantagens e desvantagens de morar tanto em casa como em apartamento. 

Quais as vantagens de se morar numa casa? 

Além de ser um local geralmente mais arejado, maior, com a possibilidade de contato com elementos da natureza, como plantas e ter um espaço para animais e crianças brincarem, a casa contém o elemento da nostalgia, que pode fazer a diferença.

Muitas pessoas moraram em uma casa a vida inteira e estão mais acostumadas com o ambiente mais aberto. Isso sem contar o apelo e a imagem da famosa “casa da vovó”, já que as pessoas mais velhas eram de uma época onde havia mais casas do que apartamentos. Desses elementos, podemos elencar algumas vantagens inegáveis.

Animais

Quem tem um ou mais pets sabe que o espaço a mais é necessário para o bem-estar do bichinho e praticidade nos cuidados. Animais menores até podem morar em apartamento, mas o ideal sempre é a casa. Além disso, alguns condomínios e prédios só permitem um animal por domicílio.

Barulho

Se você se importa muito com um lar bem tranquilo e sereno, longe dos agitos da cidade e dos barulhos da vizinhança, então a casa é a escolha ideal. Em uma casa, os sons agitados são consideravelmente menores e você poderá viver seus dias nela com muita tranquilidade e bem-estar.

Despesas

Essa é uma vantagem que deve receber toda atenção! Despesas são custos periódicos, não pontuais. É um valor despendido ao longo de anos, portanto, é importante considerar bem essa vantagem. 

Uma casa, geralmente, tem menos despesas, pois todos os custos só têm relação com o imóvel em si. Apartamentos possuem elevadores, que geram despesas a mais, além de ser necessário pagar condomínio todo mês, inclusive as taxas-extra que podem surgir.

Privacidade

A natureza isolada da casa a torna uma moradia mais privada do que um apartamento. Em uma casa, você não precisa se preocupar com janelas abertas enquanto está à vontade ou em momentos de intimidade. Também não é necessário lidar com vizinhos na mesma frequência que o apartamento pede.

Jardim pessoal

Ainda que os condomínios possuam áreas comuns e arborizadas, nada se compara ao seu próprio jardim. Ter plantas em casa, além de decorar o ambiente, faz bem para a saúde do corpo e da mente. É um necessário contato com a natureza, que muitas vezes é esquecido no contexto dos apartamentos.

Morar numa casa: que desvantagens existem?

Mesmo num jardim lindo e todo seu “nem tudo são flores”. Da mesma forma que é possível apontar as vantagens de morar em uma casa, é fácil elencar as desvantagens.

A primeira delas é a segurança. Infelizmente, com o avanço dos crimes nas ruas, morar em uma casa pode ser mais arriscado do que viver em um apartamento. Em geral, as casas são mais isoladas e só contam com segurança própria, que é um muro, uma câmera, um sistema de alarme. 

Morar numa casa que desvantagens existem
Fonte/Reprodução: original

Isso leva à segunda desvantagem, que são as despesas da casa. Quando se mora em uma casa, nenhuma despesa é cobrada coletivamente, portanto o valor delas recai totalmente sobre o morador ou família. 

Por fim, a casa não possui as áreas de independência e o projeto de serviços e comodidade que um condomínio tem. 

São as áreas de lazer, como piscina e parquinho, a academia, a quadra, entre outros. Tudo isso pode virar uma grande despesa se você tiver que se deslocar de sua casa e vencer distâncias para chegar aos locais que oferecem esses serviços.

Como é morar em apartamento: veja as vantagens 

Muitas pessoas que precisaram ou mudaram para um apartamento costumam dizer que nunca mais voltam a morar em casa. Há motivos para isso, já que o apartamento é mais prático, seguro e feito para pessoas que têm um perfil muito ativo e rotinas agitadas.

Confira a seguir os motivos que demonstram o quanto morar num apartamento pode ser vantajoso.

Segurança

Em um prédio ou condomínio, a regra é que só entram no local pessoas ou veículos mediante autorização do morador. Além disso, se você é uma pessoa que viaja muito, o apartamento é muito melhor, pois a segurança continua, mesmo que você não esteja em casa. 

O convívio com os vizinhos também gera uma atmosfera de segurança natural, pois eles podem notar qualquer movimentação estranha ou pessoa desconhecida.

Serviços e áreas de dependência

Para quem tem uma rotina corrida e regrada, ter “tudo” em um lugar só é uma economia de dinheiro e de tempo. Locais como academia, piscina, churrasqueira, área de convivência, espaços arborizados, parquinhos, quadras, bibliotecas, entre outros, são alguns dos serviços providenciados pelos condomínios.

Praticidade

Para uma vida prática, o apartamento é ideal. O apartamento não dá muito trabalho para manter, especialmente na área da limpeza. Além disso, a conveniência dos elevadores para carregar compras pesadas deve ser considerada. 

Por fim, as empresas de transporte e correios priorizam os condomínios, pois além de estarem no centro das cidades, simplesmente possuem um maior volume de moradores.

Uma rua cheia de casas, com famílias em todas, não possui tantas pessoas quanto um condomínio de apartamentos. Por isso, em uma época onde o comércio online é intenso e as entregas em domicílio viraram um hábito do brasileiro, morar em um condomínio é extremamente vantajoso para receber seus produtos em menos tempo e sem passar por qualquer contratempo. 

Vizinhança

O fator social conta muito na hora de escolher casa ou apartamento. Especialmente para quem tem família com crianças, o condomínio é um local de muito estímulo, como a piscina, a quadra, o parquinho e as áreas externas, em geral. Nesses locais é possível que a criança se socialize desde pequena. 

Para os adultos também é uma boa ideia. Ter um vizinho por perto pode ser o início de uma amizade, mas também é bom ter pessoas ao redor caso aconteça uma emergência e seja necessária uma ajuda.

Que desvantagens há em morar num apartamento?

Assim como a casa, o apartamento também vem com suas desvantagens, a começar do espaço, pois em um apartamento, o projeto de construção é reduzido em comparação ao de uma casa. Se para você o espaço é essencial, para viver, ter mais plantas, animais, e outros hábitos, o apartamento pode ser sinônimo de confinamento.

Outro fator é a privacidade, seguido do fator barulho. Em um lugar onde muitas pessoas moram praticamente “coladas” umas nas outras, o barulho será naturalmente maior e a vigilância quanto à privacidade é necessária.

Por fim, a terceira desvantagem vem do fato do condomínio ser um lugar muito social, pois existem regras. É necessário respeitar as normas em relação a quando se pode fazer barulho, vagas de estacionamento, regras sobre ter animais, entre outras. Para quem prefere mais liberdade, nesse sentido, o apartamento não é uma boa ideia.

Então, qual melhor opção para alugar? Casa ou apartamento?

Como você já deve ter notado, a resposta está em decidir qual dos dois, casa ou apartamento, possui mais vantagens, e se essas vantagens são maiores que as desvantagens. Será necessário colocar tudo na balança.

Em termos de personalidade, geralmente os que preferem a casa são pessoas mais pacatas e que gostam de passar muito tempo no lugar onde moram e têm mais tempo para cuidar do lar. No apartamento, costumam morar pessoas de vida mais dinâmica e que não dispõem de tanto tempo.

Seja qual for a sua escolha, casa ou apartamento, tenha certeza de que seu próximo lugar de moradia será o cenário dos próximos anos de sua vida, e que por isso você merece o melhor!


Adicionar comentário